segunda-feira, 15 de novembro de 2010

INIMIGOS DO ENEM. O QUE FAZER?

Passado o 'Exame Nacional do Ensino Médio' e sua maré de problemas, vem a reflexão inevitável nos dias que se seguem: Porque uma simples prova não consegue ser elaborada e aplicada com segurança e tranquilidade no Brasil?

É constrangedor ver que erros primários são cometidos durante o processo de aplicação do ENEM. Só posso pensar que alguém muito pderoso e influente está muito interessado no fracasso de todo o processo. Afinal o ENEM é a forma mais democrática de acesso ao ensino superior, pois inclui estudantes de todas as regiões do país num mesmo sistema, alunos da escola pública têm percentual de vagas garantido em várias faculdades, aqueles mais bem colocados ainda podem concorrer a bolsas em universidades privadas através do SISU, etc. 
Mas porque não dá certo? Porque normalmente ocorre tantos erros? 
Ora, é fácil perceber que existem muitos interessados...

Veja a notícia extraída do site http://g1.globo.com onde professores de um colégio comentam as provas do vestibular da UFRJ:
"Veja comentários de professores sobre a 1ª etapa do vestibular da UFRJ
Prova foi bem elaborada, segundo Curso e Colégio pH.
Segunda etapa será realizada no domingo (21).
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) teve uma prova abrangente e com questões bem elaboradas, de acordo com professores do Curso e Colégio pH, que fez a resolução comentada da primeira etapa do vestibular nesta segunda-feira (15). A segunda etapa será realizada no domingo (21).
De acordo com o coordenador interdisciplinar do pH, Alcides Affonso, é possível perceber que a prova foi elaborada com cuidado. “As questões tinham enunciados bem pensados, trabalhados e sem surpresas. A cobrança estava dentro do previsto”, afirmou. Havia questões fáceis, médias e difíceis. “Acreditamos que, com essa prova, a UFRJ vai conseguir selecionar os melhores candidatos”, disse.
Dos 92.023 candidatos inscritos, 33.538 (36,45%) faltaram à prova. O índice foi considerado “razoável” pela reitoria, já que não houve taxa de inscrição.
Das 9.060 vagas da universidade, 40% serão preenchidas pelo vestibular e 60% serão destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação. O SiSU seleciona estudantes pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desses 60%, um terço faz parte da ação afirmativa da universidade, que beneficia alunos de escolas públicas estaduais".
Veja matéria na íntegra em: http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2010/11/veja-comentarios-de-professores-sobre-1-etapa-do-vestibular-da-ufrj.html
Não pude me conter e mandei um comentário com vontade, na verdade, de mandar um tapa na cara de muita gente. 
Dizia eu o seguinte:
"NÓS SÓ TEREMOS UM ENEM TRANQUILO A PARTIR DO MOMENTO EM QUE OS GRANDES INTERESSADOS NO SEU FRACASSO SEJAM DESMASCARADOS E DESMORALIZADOS. SÃO ELES: OS DONOS DOS GRANDES COLÉGIOS E CURSOS QUE SE DIZEM PREPARATÓRIOS PARA O VESTIBULAR. SÃO ESSES PRECONCEITUOSOS E DISCRIMINADORES QUE NÃO QUEREM A PRESENÇA DE ALUNOS PROVENIENTES DAS CLASSES MENOS FAVRECIDAS, OS ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA, CURSANDO UMA FACULDADE EM NÍVEL DE IGUALDADE COM OS SEUS ENGOMADINHOS. ESSA SOCIEDADE GERADORA DAS CLASSES MISERÁVEIS QUER QUE OS FILHOS DOS TRABALHADORES BRASILEIROS CONTINUEM VENDENDO SUA MÃO DE OBRA BARATA PARA QUE ELES SE MANTENHAM NO PODER ESCRAVIZANDO AS FONTES PRODUTORAS DE RIQUEZA. PARA ELES NÃO INTERESSA UM SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO EFICIENTE, NÃO INTERESSA UM SUS COM QUALIDADE, NÃO INTERESSA QUE POBRES TENHAM ACESSO AO ORDENAMENTO JURÍDICO, NÃO INTERESSA QUE A CLASSE TRABALHADORA EVOLUA, NÃO INTERESSA QUE TODOS TENHAM ACESSO À INFORMAÇÃO PARA QUE NÃO SEJAM CONFRONTADOS EM PÉ DE IGUALDADE PERANTE A OPINIÃO PÚBLICA. SÃO ESSES, DITOS SERES SOCIAIS, QUE NÃO QUEREM UMA SOCIEDADE JUSTA E IGUAL PARA TODOS COM PLENA EQUIDADE E UNIVERSALIDADE EM TODO O SISTEMA PÚBLICO".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quaisquer comentários serão aceitos.
Comentários desrespeitosos à pessoa humana e discriminatórios serão imediatamente excluídos.